sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Sucos Naturais: Projeto e Opções para Preparar e Fabricar

Sucos Naturais de Frutas: Opções Para Preparar e Fabricar





Tipos de Sucos: Tropicais – Vitamínicos – Fitoterápicos – Mineralizantes – Cremosos – Exóticos – Entre outros.

Analise e Examine os diferentes tipos de Polpas e Sucos direcionados a vários e diferentes segmentos de mercado de consumo.  A especialização do setor em questão e seu grande crescimento fazem surgir ótimas opções para que se possa entrar no negócio de sucos, para atender um mercado que é hoje uma linha quase vertical no quadro de negócios em franco crescimento, e seja qual for a posição na escala de negócios que se posicione, estará posicionado em um mercado comprador, com uma tendência de consumo que veio para ficar e não pára de crescer.


Segmentos:

  • Fabricante de Polpas – Sucos;
  • Importador ou Exportador;
  • Franquia e Franqueados;
  • Concessionário ou Consignatário;
  • Distribuição de Polpas e Sucos;
  • Revenda Institucional de Sucos;
  • Casas Especializadas em Sucos;
  • Quiosques e lojas de Polpas-Sucos;
  • Ponto de Venda com Dispensador para Sucos.

Agora veja os diferentes produtos e opções que oferece este rentável ramo e algumas das opções para estruturar e gerir seu próprio modelo de negócio, criando sua proposta e diferencial no mercado.

Modelos e Propostas para o Negócio de Sucos:

  • Sucos Comercializados pelo seu Sabor: Este corresponde ao mercado de consumo que mais se conhece, o qual está orientado para as preferências por sabor, em ofertas mais massivas e disponíveis, conforme hábito de consumo/oferta, como é o caso do suco de laranja, abacaxi, pêssego, manga e outros. Uma variável é o consumo de sucos estimulados pela sua temporada de colheita e sua disponibilidade em todo o mercado, cujos sucos e frutas obtêm preferência pelo seu custo econômico;

  • Mix de Sucos/mistura de sabores com denominação: Estes sucos correspondem à mistura ou combinação de sucos com uma denominação por origem, é um mix. Por sua procedência, atendem um paladar ou sensibilidade de gosto por uma região, seja esta por identidade ou por atração ao tipo de sabor. As frutas de climas tropicais possuem certas características de sabor marcante, que não se encontra nas frutas com clima mais temperado e vice e versa, outras      denominações seguem o mesmo padrão de sabores característicos com sua própria personalidade. Exemplo: Sucos-Tropicais/ Sucos-Temperados/ Sucos-Exóticos/ Sucos-Silvestres/ Regionais. Estas são algumas das denominações que são usadas nas casas de sucos ou por fabricantes que já direcionam seus produtos ao segmento de mercado;

  • Sucos de polpa (puros) e cremosos: São sucos compostos pela alta concentração de polpa, tem uma maior concentração de sólidos solúveis, o que os torna mais polpudos, cremosos e densos. Uma combinação destes sucos é uma preferência de quem deseja substituir um café da manhã ou lanche, já que suas características de textura nutricional promovem um bem estar de saciedade naquele que o consome, especial para fazer dietas de alimentos sólidos. Exemplo de frutas polpudas e aplicáveis: Banana- Abacate - Manga - Goiaba - Morango - Maça - Pêra- Caqui..;

  • Sucos Combinados com Nominação: Este segmento de sucos corresponde às combinações mais popularizadas pelo seu consumo e aceitação, as quais já ganharam uma nomenclatura. As casas de sucos, especializadas em variedades, sabem que estas combinações deve fazer parte do cardápio da casa atendendo uma demanda diária. Citemos alguns exemplos: Laranja /Acerola, Abacaxi/hortelã, Cenoura /Laranja, Pêra/Maça, Banana/Abacate, Goiaba/Mamão.


Entre em contato com o Salon Emprendedor e veja nossa oferta para essa fábrica!



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quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Projetos Produtivos de Hortaliças


Projetos Produtivos de Hortaliças

AS HORTALIÇAS: OPORTUNIDADE PARA SUA MICRO-INDÚSTRIA E PROJETO PRODUTIVO





Os “Agro-negócios” com a “agro-transformação” dos produtos hortícolas em uma opção industrial ainda é um campo inexplorado na maior parte dos hemisférios, exceto por alguns mercados onde há investimentos de grandes empresas, que encontram um vantajoso caminho em produtos hortícolas industrializados.
A agroindústria de transformação de matérias primas locais, assim como o incentivo a sua produção, são hoje o maior desafio para a conversão do campo para os agronegócios, no entanto se faz necessário acrescentar um valor agregado de produção.
É assim que nasce uma grande oportunidade de negócios para o pequeno investidor e o novo agro-empreendedor, ocupando os “vãos” das grandes empresas: espaço para novos produtos.

Produtos de Oportunidades para o Agro-Empreendedor.

a) Produtos com demanda para preparação mais artesanal;
b) Os produtos fabricados 100% naturais e sem conservantes;
c) Produtos que não entram na lista de consumo massificado;
d) Para os que são quase delicateses/exclusividades da culinária;
e) Produtos típicos: tradicional de vários países/regiões c/demanda mundial;
f) Inovações/propostas para o mercado que busca novidades;
g) Produtos de “moda” (Sazonais) ou tendências que geram empreendimentos;
h) Produtos feitos com matéria prima exclusiva, limitada, fator que dificulta a produção para grandes companhias.

* Estes são alguns dos parâmetros que ditam e orientam as grandes oportunidades que este setor oferece hoje em dia. O retorno ao campo é um caminho que vem sendo trilhado como um ato natural do reencontro do ser humano com a natureza e suas origens. Por mais que essa afirmação pareça uma ilusão romântica, ela é a constatação de uma tendência mundial crescente de consumo, onde nota-se uma grande migração das cidades para o campo, famílias que decidem viver em sítios, chácaras ou pequenas fazendas, que hoje são conectadas por estradas ás grandes cidades, e que permitem chegar às metrópoles com grande rapidez.


Agora, algumas ideias para aproveitar essa oportunidade:
Que tipo de pequenas fábricas posso montar? A partir de que produto hortícolas? Quanto custa um empreendimento deste tipo? Que equipamentos e máquinas são necessários? O que será necessário saber tecnicamente para ser um fabricante? Que espaço é necessário para montar uma pequena fábrica?
Estas são algumas das questões que responderemos de acordo com o interesse apresentados pelos leitores nesse blog (Deixe sua pergunta e contato nos comentários).


Relacionamos abaixo uma lista de opções com tipos de fábricas nesse ramo:

  1. Produtos hortícolas e vegetais naturais congelados;
  2. Vegetais hortícolas frescos, cortados, prontos para o consumo;
  3. Conservas / Vegetais Inteiros / Cortados em azeite;
  4. Curtidos (Picles, por exemplo) Preparados com especiarias ao vinagre/sal;
  5. Sopas Preparadas, Cremes congelados;
  6. Cremes / Papinhas / Purês de Verduras para Bebês (em conserva);
  7. Condimentos e Temperos secos, picados e moídos;
  8. Salsas preparadas, secas e desidratadas, pronta para uso;
  9. Purês - temperados e variados (c/ tomates);
  10. Sopas Desidratadas, prontas e Formuladas para ser consumidas;
  11. Pastas prontas para consumo;
  12. Sopas dietéticas e fitoterápicas congeladas prontas para consumo;
  13. Extratos fitoterápicos secos e encapsulados de vegetais;
  14. Cosmética natural (cremes faciais, shampoos, produtos vegetais);
  15. Óleos essências e medicinais de diversos vegetais;
  16. Laboratório, remédios naturais c/ diversas apresentações;
  17. Tomates secos naturais e conservados em óleos com vegetais;
  18. Pasta de alho, Temperos Completos, Preparados com Sal e especiarias;
  19. Polpas Naturais Vegetais;
  20. Hortaliças – Moídas e Congeladas;
  21. Feijões e Outros Cozidos / Preparados artesanais para consumo;
  22. Vegetais recheados com suas preparações, conservados em azeite;
  23. Pimentas / Salsas / Pastas inteiras, conservas em vidros e sachês;
  24. Polpas para sucos vegetais congeladas e prontas para usar;
  25. Sucos e Polpas vitamínicas formuladas e prontas para consumir;
  26. Batatas e Mandiocas fritas secas tipo chips e outras.

São mais de 25 opções para a montagem de micro-indústrias e pequenas fábricas, selecione a sua e bons negócios*.


Para consultas de Instalação e Montagem de sua Micro-Indústria, Contate-nos:



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terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Plano de Negócio - Parte 4



Plano de Negócio Aplicativo

Guia Prático para Plano de Negócio - Pequenas Fábricas. (PARTE 4)


Passo 7- Hora De pensar no marketing

Esse é o último post sobre o plano de negócio aplicativo, e aqui apresentaremos o último tópico: a importância do gerenciamento do marketing e da publicidade de seu negócio.

O que é o Marketing?
Marketing significa comprar e vender no mercado. Deriva da palavra inglesa "market" (mercado, praça, feira). Em português, pode ser traduzida para "comercialização" (de bens e serviços).Ele é o conjunto de conhecimentos necessários para estimular a venda de produtos e serviços, detectando e aproveitando as oportunidades de mercado, com o objetivo de satisfazer o cliente e obter retorno para determinada marca, empresa ou pessoa. Cabe ao profissional traçar e executar estratégias para alcançar os objetivos que a empresa deseja atingir, como lealdade à marca, boa imagem do produto e lucratividade. A principal função é promover a marca e o lançamento dos  produtos, definindo, por exemplo, as estratégias, o público-alvo e o preço a ser estabelecido. Trabalha ainda com pesquisa de mercado, coletando e analisando dados sobre o perfil do consumidor e o ambiente socioeconômico, na inovação de produtos que já existem e necessitam de atualização e com o merchandising. Ao contrário do que se acredita, marketing não é venda. A venda e a publicidade são partes do marketing.

No âmbito comercial, o Marketing é um conjunto de atividades que envolvem o processo de criação, planejamento e desenvolvimento de produtos ou serviços que satisfaçam as necessidades do consumidor, e de estratégias de comunicação e vendas que superem a concorrência. Marketing é também um processo social, no qual indivíduos ou grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com os outros. Oferecer ou agregar valor é um conceito diretamente relacionado com a satisfação do cliente, um dos principais objetivos do marketing.

Com o alcance proporcionado pela internet e a explosão de redes sociais, surgiu o conceito de Marketing 3.0, em que as empresas buscam uma aproximação com os consumidores e potenciais clientes, monitorando suas opiniões sobre os serviços ou produtos oferecidos pela empresa. Desta forma, os consumidores têm papel fundamental na criação de novos produtos e serviços, adequados às reais necessidades do mercado.


Depois de entendermos isso, elaboramos a estratégia, que consiste basicamente em “Estudar o Mercado”, detalhadamente, e estabelecer a apresentação do produto de forma a atender o público alvo, a disposição da região e as metas da empresa. Devemos levar muito seriamente a tarefa de pesquisar o mercado.Entendendo profundamente o que o público pode oferecer,saberemos como agregar valor ao nosso produto e atender a demanda do comércio com resultados reais e possíveis: estabelecendo a relação produto (empresa) e consumidor (público-alvo e região).

Esperamos que nossos posts atendam a necessidade do leitor. Para qualquer informação ou interesse em nossas opções de fábricas,entre em contato:

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segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Plano de Negócio - Parte 3



Plano de Negócio Aplicativo

Guia Prático para Plano de Negócio - Pequenas Fábricas. (PARTE III)

Passo 5 – Formação de custo operacional de produção e investimento

Hora de avaliar os números e ver nossa posição de viabilidade do empreendimento.Façamos os cálculos para saber quanto nos custaria aproximadamente fabricar os produtos da pauta de operações (ver e somar as matérias primas, os insumos com sua embalagem,entre outros).Tudo será aproximado, depois vamos ter tempo para certificar os números - não se amarre sem avançar no plano. Saber estimar quanto nos custaria produzir por dia,por semana,por mês, tendo em vista à matéria prima e mão de obra mínima, gastos fixos do mês, transporte de compra e venda, acrescentando de 4 a 6% para fundo de marketing. Agora que já tem tudo isso na mão, Já decidiu se quer montar seu negocio? Pense nisso 1 minuto…
Bem,se já tomou sua decisão, já temos uma idéia de quanto nos custaria produzir, já temos o custo estimativo do produto, sabemos qual será o mais vantajoso na primeira etapa e na segunda etapa e sabemos que capital será necessário para produzir diariamente, mensalmente,... Sabemos também que preço terá nosso produto comparado com os concorrentes (relação preçoXproduto mais vantajosa).

Passo 6 – Decisão e busca de recursos

Agora que já sabe qual o capital operacional necessário para o inicio do nosso negócio, cabe definir se podemos ou não fazer, se é possível ou não realizá-lo, e se você se vê como empresário dentro desse segmento. Se a resposta é sim, então vamos viabilizar de que maneira? Podemos fazer de forma industrial ou iniciamos de forma mais caseira e artesanal.Avaliamos os recursos (se são suficientes) ou decidimos pela busca de um sócio ou  financiamento.
Vale mencionar que não chegamos até está etapa só para satisfazer uma curiosidade ou guardar as informações no computador ou gaveta.
Se chegamos nesse ponto é hora de fazer acontecer!


Programa Marketing de Relacionamento

Passo 7- Hora De pensar no marketing

É hora de vender nossa idéia de negócio, discursar sobre o produto por todos os canais de alcance do cliente,e esse ponto é o assunto de nosso próximo post.


Se gostou dos nossos posts, deixe seu comentário! Ficaremos felizes em prestar assistência e esclarecimento.


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sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Plano de Negócio - Parte 2


Plano de negócio – Parte 2

Plano de Negocio Aplicativo
Guia Prático para Plano de Negócio - Pequenas Fábricas. (PARTE II)

Vamos fazer o plano de negócio prático. (Passo a passo)

Passo 1- Montagem e seleção de fornecedores
Vamos Iniciar sua agenda com a visita ao mercado de fornecedores de matérias primas, atacadistas e importadores. Sugerimos que os visite para ter percepções claras sobre cada um deles.
Dica: Elabore Fichas e Planilhas, Crie uma planilha de avaliação, contendo pontos como: variedade, qualidade de produto, especialidade, preços, entre outros conceitos de avaliação. É importante ter em mente que uma fábrica sem matéria prima é um carro sem gasolina no meio do nada. Antes de sair de casa, imagine a importância de ter bons fornecedores, trate-os igual ou melhor do que a um cliente, lembre que depende da matéria prima a qualidade do produto.

Passo 2- Visite o seu mercado (Conheça o lugar onde pretende se instalar)
Vá até os locais onde o produto que deseja produzir é vendido. Veja os produtos iguais ao seu, similares, substitutos, ou seja: produtos que são iguais ao seu, mas que podem concorrer indiretamente. Exemplo: (Suco X Refrigerante), (Bala X Goma de Mascar), (Amendoim Torrado X Soja torrada), (Bata chips x Salgadinho). Faça uma comparação entre seu produto e o da concorrência, visitando atacadistas, varejista, pontos de venda tradicionais, bem como os pontos de vendas alternativos. Se possível, visite os concorrentes, tente saber que produtos fabricam e quem são seus fornecedores no mercado.

Passo 3- Produtos, Concorrência e Mercado Potencial
Retornando a sua casa ou seu escritório organize a informação, veja os produtos e experimente os produtos (compre alguns e faça a sua avaliação). Veja detalhadamente a embalagem, as cores, lembre em que posição os encontrou na gôndola, avalie se o preço cobrado foi proporcional a qualidade, tente calcular o custo de fabricação e margem de lucro aproximado, anote detalhes de sabor, cor e aroma, veja e compare o que o líder de mercado tem que os outros não têm. Use seu olfato empresarial e pense nas melhorias que podem ser realizadas. Sugerimos que compartilhe sua experiência e colha opiniões junto aos amigos e familiares.

Passo 4- Custos Fixos e Operacionais de Implantação.
Agora vamos seguir para o próximo passo. É preciso saber quanto custaria por mês à manutenção do nosso negócio, produzindo uma quantidade mínima por mês. Vamos fazer uma estimativa de custos fixos, ou seja: luz, água, telefone, aluguel, mão de obra, transporte, alimentação, material de escritório, limpeza etc. Uma boa dica é comparar com o que gasta em sua casa, multiplique pelo dobro. Nesta fase não obteremos valores exatos (valores reais aparecerão quando o empreendimento estiver funcionando, não durante o planejamento).
É muito importante estabelecer um foco, um lema de trabalho. Tenha em mente que o tempo é o fator determinante para qualquer jornada de sucesso,portanto,exercite a paciência.
A típica expressão “Eu começo quanto tiver as condições ideais” é um engano comum. A famosa busca pelo ideal geralmente nunca ocorre. Saiba que isso é um pretexto muito utilizado para prorrogar decisões ou para “realizar”.


No próximo post, examinaremos os seguintes detalhes:
  • Formação de Custo operacional de produção e investimento;
  • Decisão e busca de recursos;
  • Programa de Marketing de Relacionamento.


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