Plano de Negócio Aplicativo
Guia Prático para Plano de Negócio -
Pequenas Fábricas. (PARTE 4)
Passo
7- Hora De pensar no marketing
Esse
é o último post sobre o plano de negócio aplicativo, e aqui apresentaremos o
último tópico: a importância do gerenciamento do marketing e da publicidade de
seu negócio.
O
que é o Marketing?
Marketing
significa comprar e vender no mercado. Deriva da palavra inglesa
"market" (mercado, praça, feira). Em português, pode ser traduzida
para "comercialização" (de bens e serviços).Ele é o conjunto de conhecimentos necessários para
estimular a venda de produtos e serviços, detectando e aproveitando as
oportunidades de mercado, com o objetivo de satisfazer o cliente e obter
retorno para determinada marca, empresa ou pessoa. Cabe ao profissional traçar
e executar estratégias para alcançar os objetivos que a empresa deseja atingir,
como lealdade à marca, boa imagem do produto e lucratividade. A principal
função é promover a marca e o lançamento dos
produtos, definindo, por exemplo, as estratégias, o público-alvo e o
preço a ser estabelecido. Trabalha ainda com pesquisa de mercado, coletando e
analisando dados sobre o perfil do consumidor e o ambiente socioeconômico, na
inovação de produtos que já existem e necessitam de atualização e com o
merchandising. Ao contrário do que se acredita, marketing não é venda. A venda
e a publicidade são partes do marketing.
No
âmbito comercial, o Marketing é um conjunto de atividades que envolvem o
processo de criação, planejamento e desenvolvimento de produtos ou serviços que
satisfaçam as necessidades do consumidor, e de estratégias de comunicação e
vendas que superem a concorrência. Marketing é também um processo social, no
qual indivíduos ou grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação,
oferta e troca de produtos de valor com os outros. Oferecer ou agregar valor é
um conceito diretamente relacionado com a satisfação do cliente, um dos
principais objetivos do marketing.
Com
o alcance proporcionado pela internet e a explosão de redes sociais, surgiu o
conceito de Marketing 3.0, em que as empresas buscam uma aproximação com os
consumidores e potenciais clientes, monitorando suas opiniões sobre os serviços
ou produtos oferecidos pela empresa. Desta forma, os consumidores têm papel
fundamental na criação de novos produtos e serviços, adequados às reais
necessidades do mercado.
Depois
de entendermos isso, elaboramos a estratégia, que consiste basicamente em
“Estudar o Mercado”, detalhadamente, e estabelecer a apresentação do produto de
forma a atender o público alvo, a disposição da região e as metas da empresa. Devemos
levar muito seriamente a tarefa de pesquisar o mercado.Entendendo profundamente
o que o público pode oferecer,saberemos como agregar valor ao nosso produto e
atender a demanda do comércio com resultados reais e possíveis: estabelecendo a
relação produto (empresa) e consumidor (público-alvo e região).
Esperamos que nossos posts atendam a
necessidade do leitor. Para qualquer informação ou interesse em nossas opções
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